É possível perder peso enquanto treinamos usando uma cinta modeladora?

A cinta modeladora é uma nova febre da moda atual para auxiliar a esconder a gordura excedente do abdômen, além de apoiar as costas e melhorar a postura. Mas, em alguns casos, ficou comprovado que o uso de um determinado modelo de cinta enquanto fazemos exercícios físicos pode queimar calorias, promovendo a perda de peso que as pessoas tanto buscam.

Qual o modelo ideal para queimar calorias?

Para uma queima saudável de calorias enquanto faz exercícios físicos, o ideal é uma cinta abdominal de um modelo confeccionado com camadas internas que aumentam o calor em contato com a pele, enquanto a camada absorvente externa queima as calorias e mantém você seca. Na realidade, estas cintas ajudam até 87% dos usuários a queimar calorias quando estiverem fazendo exercícios físicos.

Estes modelos específicos com camadas duplas e que promovem queima de calorias enquanto faz treinamentos são tão confortáveis que podem ser usados por períodos mais longos de tempo. E são desenhados usando uma tecnologia que diminui imensamente o volume, por isso podem ser usados em baixo das roupas sem ser notados.

Qualquer cinta modeladora funciona para definir as suas linhas físicas, mas os modelos específicos promovem benefícios extras como a queima de calorias, por exemplo. Portanto, a questão ainda persiste:

modelos específicos de cinta modeladora promovem benefícios como a queima de calorias

O uso de uma cinta modeladora de cintura na academia ajuda queimar mais calorias do que o normal?

A resposta direta é: Não. Apesar disso, muitos benefícios são atribuídos ao seu uso enquanto fizer exercícios físicos. Uma rotina de treinamento pode ser realizada com uma postura melhor e músculos abdominais mais rígidos que mantêm a forma após as seções na academia e a retirada da cinta.

Para esclarecer melhor, enquanto a cinta pode comprimir algumas saliências gordurosas da barriga, a realidade é que as pessoas que usam uma cinta modeladora na academia estão aumentando a temperatura corporal, suando excessivamente e perdendo peso líquido, mas, não estão queimando mais calorias que o normal para promover a perda de gordura.

À medida que transpira, o seu corpo diminui o peso por causa da perda de líquidos, mas este tipo de perda de peso não é duradouro e nem eficaz. Assim que consumir água ou qualquer outra bebida após as seções de academia, todo peso que perdeu através da transpiração é rapidamente reposto.

Prováveis efeitos colaterais

Apesar do fato de que a cinta para a barriga não parece fazer mais do que “chapar” temporariamente o seu estômago, estes tipos de compressão podem causar alguns danos reais. Isto acontece porque quando usadas com compressão máxima, o uso inadequado pode levar a problemas como:

  • Pulmões comprimidos, que podem causar problemas de respiração (especialmente se estiver treinando com intensidade), e até problemas nas costelas.
  • Redução de absorção de oxigênio que pode até retardar o metabolismo, tornando mais difícil queimar calorias.
  • Refluxo dos ácidos estomacais, pois o estômago é pressionado além do diafragma.
  • Dores abdominais devido a constrição intestinal, que também pode levar à constipação.

Esta lista de efeitos nocivos serve para indicar que a referência de conforto de cada um pode determinar a intensidade da compressão das cintas. Portanto, é imprescindível a escolha de um modelo com a possibilidade de ajuste, além da qualidade e estrutura com tecidos antialérgicos.

Cinta modeladora como usar

Siga as instruções e as recomendações oficiais do produto. A ANVISA regula seu uso no Brasil, portanto confira os selos de aprovação oficial. Não ajuste a compressão para o máximo, estabeleça o ponto de conforto. Não use por mais de oito horas diárias.

Deixe uma resposta