Hábitos saudáveis: alimentação, exercícios e vida social

Podemos definir a saúde como “um estado de pleno bem-estar físico, mental e social”. Entretanto, mais do que uma vida saudável, precisamos falar de um estilo de vida saudável, composto por aspectos como alimentação, exercícios físicos, saúde preventiva, trabalho, relação com o meio ambiente e atividades sociais.

Hábitos: para que servem, o que são e como incorporá-los

  • Esta tem sido uma palavra muito mencionada ultimamente. Entretanto, pode ser difícil identificar o que é o hábito, ainda mais quando os praticamos.
  • A mudança de hábito não é nada fácil. As pessoas agem de determinada forma no dia a dia. Todas têm seus hábitos por costume.
  • Ter hábitos saudáveis é essencial para manter a jovialidade, a saúde e a forma física, independentemente da idade.
  • Ter hábitos saudáveis permite melhorar a qualidade de vida.
  • Se você conseguir introduzir essas mudanças, por menor que sejam, poderá beneficiar a saúde do corpo e da mente.
  • Lembre-se da importância de ensinar bons hábitos para seus filhos desde cedo, de modo a possibilitar a incorporação. Os adultos são os modelos das crianças da família.

um estado de pleno bem-estar físico, mental e social

Quanto à alimentação saudável, o ideal é consultar médicos especialistas em nutrição. Estes profissionais podem indicar corretamente quais são os alimentos que sempre devem estar presentes na dieta.

Atualmente, é recomendável evitar o consumo de farinhas, açúcares e refrigerantes. Junk food e alimentos congelados não são aconselháveis. A sugestão é incorporar verduras, frutas, sucos e/ou vitaminas de folhas, sementes, frutas secas, peixes, alimentos orgânicos, entre outros.

O importante é cuidar de como e quanto comer. A ideia não é eliminar tudo imediatamente; experimente remover um alimento de cada vez de sua dieta para criar o hábito.

Praticar exercícios físicos é fundamental para o dia a dia. Fazer atividades oxigena, distrai, ativa o corpo e previne doenças como sobrepeso, obesidade e todas as consequências de uma vida sedentária. As pessoas, sejam crianças, adultos ou idosos, praticam poucas atividades físicas, o que é realmente preocupante. Esse é um bom momento para tomar consciência e incorporar os exercícios em sua vida.

No trabalho, procure manter um bom ambiente, tanto nas relações pessoais quanto no local onde você passa tantas horas por dia: uma boa luminosidade, janelas que permitam a entrada de luz natural, plantas e aromas agradáveis.

Não se esqueça de cuidar do meio ambiente: evitar o consumo excessivo de água, verificar possíveis vazamentos nas torneiras de sua casa, plantar novas árvores e evitar aerossóis que contaminam o ar que respiramos todos os dias. Na hora de jogar o lixo fora, separe plásticos e papéis dos restos de comida. Basta incorporar este hábito a sua rotina. Em pouco tempo, toda a família irá fazer o mesmo.

Finalmente, na vida social, é preciso ter consciência dos benefícios de interagir, sair, organizar encontros e compartilhar momentos agradáveis com familiares e amigos. Embora muitos não acreditem, isto também faz parte de uma vida saudável. Não se deixe vencer pelo cansaço e nem caia na monotonia.

Não desista! É possível ter uma vida saudável, basta querer.

Considere os milhares de benefícios que você terá em sua rotina. Crie novos hábitos e repita-os diversas vezes até que se tornem automáticos. Para isso, é necessário ter regularidade, motivação e força de vontade.

Não se esqueça de que tudo tem um preço; o importante é desejar o sucesso. Opte por uma vida saudável, com hábitos que fazem bem!

 

 

Deixe uma resposta