Exercícios para a mente que ajudarão a melhorar a memória

Todas as atividades do dia a dia contêm indicações ou informações importantes que requerem atenção detalhada ou até mesmo memorização. Deixar algum dado passar despercebido pode gerar resultados indesejados, os quais poderiam ser facilmente evitados com a concentração adequada. Por exemplo, é preciso tomar muito cuidado ao manusear equipamentos eletrônicos ou aparelhos eletrodomésticos, pois o mau uso por desconhecimento pode trazer problemas sérios algum dia.

O cérebro trabalha sem parar. É possível melhorar o rendimento pessoal de cada pessoa no que diz respeito à concentração a partir da prática de alguns exercícios mentais, os quais podem contribuir para o aumento da atenção e do foco e para a melhoria da memória. Se você deseja aprimorar o funcionamento geral do cérebro, aqui estão algumas técnicas de ginástica mental que, se praticadas de maneira constante, fornecerão os resultados desejados.

melhorar a memória

Aprenda uma palavra nova todos os dias

Qualquer especialidade profissional contém seus próprios termos e respectivos sinônimos, que podem explicar concretamente o que se quer dizer. Melhor ainda se o ambiente de trabalho estiver relacionado à tecnologia e aos aparelhos eletrônicos. Dedique-se a aprender uma palavra nova por dia: procure o significado e entenda como pode ser empregada, entre outras informações importantes.

Monte um quebra-cabeça e, quando terminar, monte-o novamente

Embora pareça cansativo e pouco interessante, montar um quebra-cabeças pela segunda vez pode ser muito eficaz para memorizar as peças e seu lugar correto dentro do desenho.

Cronometre o tempo ao montar pela primeira vez. Quando decidir remontar, marque os minutos e as horas novamente. Assim, você conseguirá perceber sua melhora, pois certamente montará o quebra-cabeças mais rápido na segunda oportunidade.

Pegue uma fotografia e analise-a minuciosamente. Dessa forma, você perceberá detalhes que não havia notado antes:

Pessoalmente, não costumo perceber os pequenos detalhes que podem fazer a diferença, seja em fotografias ou em outras coisas. Por isso, o ideal é girar uma imagem para observar elementos e figuras que você nem tinha percebido que estavam lá.

Identifique objetos ou pessoas que estão em uma área pequena, feche os olhos e tente recordá-los:

Quando entrar em seu quarto, na sala de aula ou no escritório, capture de maneira detalhada tudo o que vê. Depois, feche os olhos e comece a enumerar o número de pessoas, tudo o que está no lado esquerdo e no lado direito, o que está atrás de você, entre outros.

Mudar o lado do mouse do computador também ajuda:

Caso você se levante um pouco da cadeira do computador e perceba que sua memória ou concentração não está funcionando corretamente, experimente mudar o mouse de lugar. Assim, se o acessório está em seu lado direito, transfira-o para o lado esquerdo e vice-versa.

Ao ler um livro, decore uma frase e reestruture-a com palavras diferentes ou sinônimos:

Independentemente do livro escolhido, cada parágrafo contém uma frase que pode ser utilizada em algum contexto de seu dia a dia. Aqui, basta anotar uma destas orações, modificar sua estrutura e aplicá-la em uma conversa específica, onde você realmente acredite que possa fazer sentido.

A prática faz o mestre. Com um pouco de treinamento e paciência, após algumas semanas, você verá uma mudança notória em virtude de tudo o que tiver implementado em seu dia a dia.

 

 

Deixe uma resposta